Na praça
Associação promove o primeiro Comida de Rua
Evento precisou ser encerrado próximo das 17h em função da instabilidade do tempo
Gabriel Huth -
Mesmo com a chuva que começou durante a tarde de sábado e fez com que os organizadores do Comida de Rua St. Patrick's Day precisassem encerrar a atividade na metade, o evento foi bem avaliado pelos organizadores e pela população que participou. Ao todo foram dez estabelecimentos que se instalaram ao redor da Fonte das Nereidas, na Praça Coronel Pedro Osório, com bancas de comida e bebida. A atividade precisou ser encerrada próximo das 17h em função da chuva, o que impediu shows que estavam programados para acontecer a noite na praça.
O evento foi organizado pela Associação dos Serviços de Alimentação da Costa Doce, que reúne cerca de 25 estabelecimentos gastronômicos em diferentes eixos, como a realização de eventos em conjunto, realizar negócios coletivos, trazer conhecimento para a área e promover ações sociais.
"Em todas as datas festivas de Pelotas pretendemos fazer uma edição de Comida de Rua aqui na Praça", anuncia Gabriel de Oliveira, proprietário da Confraria do Espetinho e atual presidente da associação.
O grupo também se compromete a fomentar artistas locais com atrações musicais da cidade e se tornar uma atividade voltada ao turismo. A inspiração dos empresários são eventos de rua em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, que valoriza o seu patrimônio com atividades deste tipo. "A ideia é fazer com que o Comida de Rua integre a identidade turística da cidade", sintetiza.
Os estudantes Martina Bernardi, 22, e Gabriel Saraiva, 25, comiam debaixo de um guarda-chuva durante a tarde. Mesmo com o tempo instável, os amigos aproveitaram a tarde de sábado na praça. "Baita programa", classificou Gabriel. Martina, que é natural de Flores da Cunha, disse que a cidade precisa valorizar estes eventos. "É bom ter algo assim nos finais de semana", comentou.
"A gente acredita que estes tipos de eventos podem ajudar a surgir novos negócios, novos chefes de cozinha, novos restaurantes", projeta Raul Garré, um dos proprietários do Madre Mia. Ele conta que os empreendedores já articulam compras coletivas entre os restaurantes para produtos como gás, embalagens e outros produtos, barateando os custos para os associados.
Raul ainda adianta que a associação pretende realizar palestras e trazer referências da área para aprimorar o mercado local, além de ações sociais como a contratação de jovens aprendizes e imigrantes, por exemplo.
Com a chuva aumentando, os organizadores resolveram encerrar o evento próximo das 17h. Com o cancelamento, as bandas Challenge e Mind The Gap não puderam se apresentar em um palco próximo ao chafariz. Um evento de lançamento oficial da associação está prevista para maio deste ano.
Participantes desta edição:
Kondo - Oriental Food
Trip
Madre Mia
Madalena Cocktail Bar
Yba Açaí - Posto XV
Confraria do Espetinho
Pizzaria Senadonça
Goordas Chiviteria
Imperatriz Doces Finos
Planeta Pipoca Gourmet
Brownie do Bira
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário